terça-feira, 31 de março de 2015

Minas Gerais, em cada cantinho uma surpresa...

         Depois de uma breve pausa das viagens, neste sábado, 28/03 resolvemos pegar a estrada e visitar um casal de companheiros motociclistas que conhecemos num evento em Campanha. Fato curioso, mistérios que o motociclismo nos traz: poucos minutos de conversa no café da manhã, no hotel em que nos encontrávamos e nasceu uma bonita amizade. Continuaram as conversas por telefone até que surgiu a oportunidade de visita – los.
         Saímos por volta de 09h00min  da manhã, numa viagem tranquila, sem muito tráfego, fizemos uma paradinha no Graal de Perdões para um café. Encantamos-nos com seu Espaço Cultural muito bem elaborado em menção às cidades históricas mineiras: Diamantina, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del Rei. Fotos, história e objetos.´


Espaço Cultural do Graal

Entrada do Graal




          


















         Chegado ao nosso destino, Bom Sucesso, facilmente achamos a loja e casa do casal José Carlos e Zilma que nos receberam calorosamente. Bom sucesso é uma cidadezinha a 20 km da Fernão Dias, com pouco mais de 17.000 habitantes cuja economia se baseia na produção leiteira.  Refrescamo-nos com uma cervejinha de aperitivo,  nos fartamos num delicioso almoço  e depois de alguns minutos de sesta fomos conhecer a cidade. Andamos por uma larga avenida até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Praça Benjamim Guimarães e conhecemos os principais pontos da cidade.

Chegando

Aperitivo antes do almoço

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso











        





















        Foi nesse ínterim que o casal comentou sobre uma cidade vizinha conhecida como o primeiro povoado de Minas Gerais: Ibituruna. Isso aguçou nossa curiosidade. O casal gentilmente nos levou até lá. Foi um achado. Não havíamos sequer ouvido falar deste lugar.
Ibituruna é conhecida como o “Berço da Pátria Mineira",  foi o primeiro povoado fundado em Minas Gerais, em 1674, pelo bandeirante Fernão Dias Paes Leme. Este, ao transpor o Rio Grande, estabeleceu o arraial, deixando no local um marco (pedra que marcava a sesmaria – lotes de terra) até hoje existente e muito visitado pelos turistas. Segundo Diogo de Vasconcelos, Ibituruna significa "Serra Negra" e, para Martius, "Nuvem Negra". Em 1962, Ibituruna foi emancipada, passando à categoria de município.
A saber, existiram dois tipos de expedições no processo de colonização do Brasil: as entradas e as bandeiras. A primeira era apoiada pelo governo de Portugal, com a finalidade de expandir o território, compostas em sua maioria por soldados portugueses e brasileiros e antecedeu as bandeiras que se tratavam de iniciativas particulares visando a obtenção de lucro próprio, formadas por paulistas chamados de bandeirantes com suas famílias e agregados.
Fernão Dias Pais ficou conhecido como o “Caçador de Esmeraldas”. Integrou várias bandeiras – 1638, 1644, 1661 e em 1674, já com 66 anos, atraído pela lenda das esmeraldas de Sabarabuçu e a serviço da coroa,  deixou Guaratinguetá em São Paulo, seguiu rumo ao sertão e explorou a região mineira, durante sete anos. Foi quando Certamente, atravessou o rio Verde e o rio Grande, estabelecendo-se em Ibituruna, que, segundo o célebre historiador mineiro Diogo de Vasconcelos, seria "o primeiro lar da pátria mineira", e ali teria passado a estação chuvosa (de outubro a março). Veio a falecer com 73 anos nas margens do Rio das Velhas e reza a lenda com uma porção de pedras que acreditou serem esmeraldas e que na verdade eram turmalinas.
A cidadezinha é pequena tem sua arquitetura peculiar, mas transmite uma paz tão grande. Foi realmente um achado. Viagem com sabor de história... Adoramos... Fechamos a noite num aconchegante restaurante e brindamos o motociclismo.


Antiga Estação Ferroviária

Placa comemorativa

Marco da Sesmaria
Placa na entrada da cidade
Fernão Dias, o fundador da cidade




Brindando o passeio. Obrigada amigos...






3 comentários:

  1. Importante conhecer as definições de Arraial, cidade, povoado, Sesmaria, Município, entre outras. Você encontra essas explicações em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/500anos/index.php?tip=defi

    ResponderExcluir
  2. Também é importante saber: "O estado de Minas Gerais começou a ser explorado pela primeira vez no século XVI, quando os bandeirantes entraram na região à procura de ouro e pedras preciosas.
    Quando soube que a região era rica em minérios e recursos naturais, a Coroa Portuguesa fundou a primeira vila de Minas Gerais em 1711, na cidade de Mariana. Com o atrativo, a região teve um rápido crescimento populacional e logo se tornou um importante centro econômico do país."
    Acessado em http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/historia-de-minas-gerais/ em 01/04/2015

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado , Renata. Há muita confusão sobre estes termos: Vila, povoado, cidade, por isso muita controvérsia. O objetivo do nosso blog é, além de dar dicas de viagens, compartilhar os conhecimentos culturais e históricos aprendidos com nossas aventuras...

    ResponderExcluir