domingo, 31 de maio de 2015

Do bucólico ao romântico: Lavras Novas

         Para quem está à procura de um lugarzinho simples, tranquilo, bucólico e romântico, uma dica é Lavras Novas, um distrito de Ouro Preto.
         Situada a 120 km de Belo Horizonte e a 17 km de Ouro Preto tem sua população de pouco mais de 1.500 habitantes de maioria negra e cultura rica em estória, folclores e lendas de domínio popular, baseados em acontecimentos ocorridos entre o quilombo (negros e brancos fugidos) e as milícias no período colonial. Porém a história do aparecimento do povoado retrocede as datas registradas.
             Lavras Novas do Coronel Furtado fora descoberta pela família Cubas de Mendonça, considerada uma mineração de ouro localizado, tendo direito a capela e cultos ecumênicos.   O documento mais antigo encontrado  é o batistério de Maria dos Prazeres, filha de tradicional família paulista da época, em 1717 e evidências que provam que existiu minas auríferas antes das existentes em Mariana e Ouro Preto.
            Atualmente Lavras Novas apresenta condições favoráveis para seu desenvolvimento turístico e econômico, aprimorando sua infraestrutura para melhor atender seus visitantes. Investindo e crescendo nas áreas de hospedagem, casas noturnas, bares, restaurantes e casas de artesanato, e por estar situada em pleno parque Nacional do Itacolomi com suas belezas naturais preservadas, pela população consciente das riquezas existentes em sua fauna e flora, atraindo os praticantes de esportes radicais e, principalmente motociclistas como nós e os que apreciam a calma e a simplicidade do interior.
             Antes de chegar a Lavras Novas, qualquer pessoa que vai pela primeira vez à localidade fica admirada com a topografia do terreno. Enormes blocos de pedra estão dispostos ao longo da estrada, como se tivessem sido jogados do alto da montanha e se equilibrassem ali, podendo continuar a rolar montanha abaixo a qualquer momento.


A caminho de Lavras Novas

Na Estrada Real

Curvas e paisagens estonteantes



            







             
















             Foi num feriado da semana Santa, estávamos em Congonhas e nas nossas andanças e prosas com moradores, uma senhora nos sugeriu visitar esse pequeno povoado. As informações dadas pela senhora não nos entusiasmou, mas devido à sua insistência resolvemos correr o risco, pois como motociclistas curiosos e a procura de aventuras resolvemos conferir.
            De Congonhas partimos sentido Ouro Branco.  O caminho é maravilhoso, com muitas curvas e uma bela paisagem, pertencente à Estrada Real. Logo na entrada de Lavras Novas, ainda estávamos incrédulos, porém quando começamos a fazer o reconhecimento do lugar, o que sempre fazemos quando chegamos, ficamos realmente admirados.
            O povoado é realmente um charme, com suas casinhas coloridas com arquitetura muito eclética, chama atenção de qualquer visitante. Muitas lojinhas de artesanato local, muitos bares, restaurantes, lanchonetes, musica ao vivo. Um lugar que verdadeiramente faz a gente se sentir jovem em qualquer idade! Vale a pena conhecer. Para isso o distrito oferece uma variedade de pousadas e casas de aluguel. Mas é preciso conferir antes alguns fatos, como por exemplo, os estabelecimentos não aceitam cartões, não há posto de gasolina e outros.
           
Ateliê de um artista

Lixeirinhas da cidade

Isso é Lavras Novas

Restaurantes

Espaços coloridos e únicos

Café DonaZica

Cruzeiro

Igreja Matriz

Feirinha

Nossas andanças

Aqui nada se perde, tudo se transforma...

Muito artesanato




Nenhum comentário:

Postar um comentário