sábado, 27 de junho de 2015

Boa Esperança, "pedacinho gostoso de chão do Brasil!"


               Já dizia o poeta Fernando Pessoa: “Viajar é muito bom! Basta estar vivo!” ou ainda como disse Mario Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma!”  Porém retornar felizes e cansados para sua terra natal é tão bom quanto.
             Foi numa dessas voltas pra casa que nos tocamos de um fato: andamos por aí e descrevemos todas as maravilhas dos lugares por onde passamos, porém um lugar especial para nós dois ficou no esquecimento. Para não sermos injustos vamos aqui mostrar nossa terra natal, a linda Boa Esperança, no sul das Minas Gerais.

Boa Esperança por "Adriano Oliveira"
Boa Esperança por "Luiz Braga"


            O município faz parte do circuito turístico “Grutas e mar de Minas”. É uma cidade aconchegante, pequena e de uma beleza singular. Como atrativos podemos destacar o Lago dos Encantos, uma represa artificial e perene com 8 km² de lâmina d’água. Grande parte da cidade localiza – se às margens dessa represa, com avenidas arborizadas e uma paisagem deslumbrante.

Entardecer no Lago dos Encantos

Avenida Beira Lago

Lago dos Encantos e Matriz Nossa Senhora das Dores por "Adriano Oliveira"

Panorâmica da Beira Lago por Adriano e Luiz Braga

Beira Lago por "Adriano Oliveira"

            Na avenida beira – lago (Juscelino Kubistchek), bem como em outros pontos da cidade encontramos várias opções de restaurantes ( aqui destacamos o Mix do Lago com cozinha oriental e ambiente sofisticado) hotéis, bares e botecos, lanchonetes, cafés (destacando aí o Café Maitê, onde encontramos o melhor expresso e pão de queijo, dentre outras guloseimas) e outros.
Mix do Lago

Bar e Restaurante Vem Ká, point na Beira Lago




Café Maitê

Interior do Café Maitê

Decoração rústica e aconchegante - Café Maitê

            Dentre as opções de lazer, além da possibilidade de usufruir do lago para passeios de lancha, jet-ski, caiaque e barcos (próprios, pois não há locação ainda), pode – se conhecer o Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, de beleza exuberante com muitas cachoeiras, mata nativa, trilhas, restaurantes e pousadas (destacando – se o Eco – Flats Solar dos Anjos (http://www.solardosanjos.com.br/), localizado em um ponto estratégico e muito alto do parque onde é possível visualizar várias cidades vizinhas e um amanhecer e anoitecer deslumbrantes.)

Vista do alto da Serra da Boa Esperança no Solar dos Anjos

Eco - Flats Solar dos Anjos

Cachoeiras da Serra da Boa Esperança

Cachoeiras

            Durante o ano grandes festas animam a população e trazem muitos turistas: Carnaval, Campeonato Brasileiro de Jet-ski, Festival Nacional da Canção, Encontro de Motociclistas, entre outras.

Encontro de Motociclistas

Movimento Motociclistico na Beira Lago

Uma self no E.M. de B. E., em Outubro

Festival Nacional da Canção - FENAC

Carnaval na Boa...

Campeonato Brasileiro de Jet - ski



            Terra natal do escritor Rubem Alves, do cientista Newton Freire Maia, do pianista Nelson Freire é palco da famosa música “Serra da Boa Esperança” de Lamartine Babo e foi imortalizada no “Poema para uma cidade” de Afonso José Felicori, tornado o hino da cidade. Como diz o próprio hino, Boa Esperança é “um pedacinho gostoso de chão do Brasil!!!!!!!”



3 comentários: