sábado, 12 de maio de 2018

Estradeiros na "Califórnia" brasileira



E os Estradeiros volta e meia estão buscando novas aventuras. Desta vez “pras bandas” do interior de São Paulo, para a cidade de Ribeirão Preto.
Capital Nacional do Agronegócio e também conhecida como a "Califórnia" brasileira, além da importância econômica, o município é relevante centro de saúde, educação, pesquisas, turismo de negócios e cultura do Brasil. O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Parque Maurílio Biagi e o Bosque-Zoológico municipal, configuram-se como importantes áreas de preservação ambiental, de recreação e passeios, enquanto que a Choperia Pinguim, o Teatro Pedro II e o Estúdios Kaiser de Cinema, entre outros, são relevantes pontos de atividades culturais e de visitação por turistas.
Partimos dia 04 de maio, pela manhã num dia claro e de céu azul, típico do inverno. A temperatura estava amena. Passamos pela Ponte Torta ou Ponte do Poção que é uma das pontes que cortam o Lago de Furnas em Carmo do Rio Claro, ligando a cidade a outras, como Ilicínea. Seu nome é devido às curvas que a ela faz. Lá temos lindas paisagens.














De lá seguimos para Alpinópolis onde fizemos a primeira parada para um café, no hotel e restaurante Ventania. Depois seguimos passando por São Sebastião do Paraíso, Altinópolis, Batatais, Brodowski até chegar no início da tarde em Ribeirão Preto.



Com a ajuda do nosso amigo GPS encontramos nosso Hostel, um charmezinho de hospedagem que logo de cara já agradou pela cor característica da Harley Davidson. Fizemos Check in e depois de um breve descanso fomos fazer o reconhecimento do “território” e, devido à excelente localização do Hostel, fomos a pé para o centro da cidade.

















        Eu realizei um sonho de adolescência, conhecer a Choperia Pinguim, uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil. Desde sua inauguração em 10 de novembro de 1936 serve chopp da marca Antarctica (da Ambev), mantendo sempre o mesmo padrão e qualidade. Localizada num edifício histórico no chamado “Quarteirão Paulista” é uma grande atração turística que tem a fama de servir o "melhor chope do Brasil" e é frequentada intensamente por turistas e artistas famosos. Hoje a Choperia Pinguim possui mais uma unidade em Ribeirão Preto, sendo no Ribeirão Shopping além de filiais nas cidades de Belo Horizonte e outra na capital do país, Brasília. Em função da Agrishow, uma feira internacional de tecnologia agrícola considerada a segunda maior feira do tipo no mundo e a maior da América Latina, realizada desde 1994 que se encerrava neste dia, a cidade estava movimentadíssima e uma fila quilométrica se estendia nas portas do Pinguim.




 O jeito foi fazer nosso happy hour no “Doutor Linguiça” um bistrozinho charmoso e aconchegante a poucos metros do Pinguim. Porém antes fizemos um tour no Theatro Pedro II, uma edificação construída no início da década de 30 que por muitas décadas foi o principal polo cultural do município. Sua designação homenageia o último imperador do Brasil, D. Pedro II, e foi escolhido pela população da cidade, através de um concurso feito pelo jornal A Cidade. Entre as décadas de 1950 e 1970, o subsolo do teatro foi transformado em salão de bailes de carnaval. Fora do período carnavalesco, era transformado em sala de jogos. O local ficou conhecido como “Caverna do Diabo”. Já na década de 80 foi tombado e realizou – se um todo um processo de restauração. Por sua excelente acústica, o Teatro Pedro II é considerado um dos melhores teatros da América Latina, destacando-se para a realização de concertos sinfônicos e em especial ópera (de acordo com seu projeto inicial), incluindo-se fosso com elevador para orquestra abrigando cerca de sessenta músicos.
Uma coisa bonita de se ver também, no nosso tour pelo centro foi a performance artística de estátuas vivas, um trabalho maravilhoso e de dificílima realização que atrai inúmeros expectadores. Parabéns aos artistas do Estátua Viva RP!














Dia seguinte após o café fomos a Loja da Harley Davidson, objetivo maior da nossa viagem, conhecer e fazer test Drive nas novas máquinas. A loja ampla servia o tradicional café de sábado e reunia uma galera da região que se preparava para um bate-volta a Pirassununga. Pela primeira vez fomos bem recepcionados amistosamente e incluídos no Grupo do HOG de Ribeirão por Kadão, um Harleiro "da hora"  que nos  convidou a fazer o passeio, porém a nossa “menina” estava recebendo cuidados de troca de óleo e ainda demoraria um pouco.




















Logo depois ao tirar uma foto, um motociclista supersimpático se ofereceu para tirar a nossa foto e nos convidou para conhecer o Mercadão Novo de Ribeirão e almoçar com uma galera. Assim conhecemos “Lemão” e “Helô” e juntos fomos para uma tarde super gostosa na companhia de outros companheiros motociclistas: Sonia e João Marcelo Balieiro, Silvia (Sicris) e Paulo (Nerso). Passamos uma tarde memorável, regada a muitos comes e bebes no Alameda 79. Depois de conhecermos o Mercadão nos despedimos e fomos para o Hostel descansar.


















Finalmente chegou a hora de conhecer o Pinguim. Foi nosso jantar de despedida. E assim nos despedimos de Ribeirão brindando e saboreando o melhor chope do país! E claro registramos esse momento!
































Dia seguinte após o café, já com toda nossa indumentária tomamos o caminho de volta pra casa. Como sempre viagem tranquila, a estrada era nossa, parávamos para algumas fotos e já começamos a traçar o percurso da próxima aventura... Certamente outra cidade do interior paulista.
















4 comentários:

  1. Muito legal a visita de vocês aqui por estas bandas de nossa Ribeirão Preto, que era a terra do café, mas que agora é uma ilha cercada de cana-de-açúcar por todos os lados! Parabéns a vocês por difundirem um estilo de vida de causar inveja, da boa, em muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zé Rubens! Parabéns pela bela cidade! Abraço estradeiro..

      Excluir
  2. Feliz que o casal curtiu nossa cidade! Esperamos recebê-los novamente! Não conheci vcs pessoalmente, mas como integrante do HOG Ribeirão fico feliz pelo relato e pela acolhida que receberam dos nossos companheiros! Forte Abraço. Gustavo Carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gustavo. Realmente, ficamos encantados com a boa acolhida! Esperamos nos encontrar nessas estradas e será um prazer recebê - los na nossa terrinha! Abraço estradeiro.

      Excluir