sábado, 29 de abril de 2017

Festa do Marolo em Paraguaçu





Em meados de março os Estradeiros pegaram a estrada para mais uma aventura. O roteiro desta vez era uma cidade próxima onde acontece uma festa: a Festa do marolo de Paraguaçu.













O marolo é uma fruta típica do cerrado, de sabor e odor acentuados. É apreciada por sua polpa adocicada e aromática de cor alaranjada e levemente ácida. Além de seu consumo ao natural, a polpa pode ser utilizada para se fazer compota, doces, geleia, sorvete, refresco, batida, bolos, bolachas, bombom, creme, gelatina, iogurte, pudim e sucos.
         Aproveitando esse leque de possibilidades e tendo a cultura do marolo recentemente difundida em Paraguaçu, a festa tornou – se uma tradição que em 2017 completa 8 anos.
            O evento que aconteceu nos dias 15 a 19 de março contou com uma programação de atividades culturais, esportivas e no dia 18 a Feira Artesanal Delícias do Marolo e de Artesanato. Nas barraquinhas expostas na Praça central da cidade encontrava – se uma série de delicias produzidas com a poupa, ou a essência do Marolo desde bolos, pães, biscoitos à doces, licores e até cosméticos.
















De acordo com a organização do evento, os objetivos da Festa do Marolo são a ampliação de conhecimento dos produtores rurais, vendedores, culinaristas, estudantes e a sociedade em geral. Eles desejam o reconhecimento do marolo em nossa economia, gastronomia e história, destacando os aspectos socioeconômicos e culturais relacionados ao fruto; conservação e incentivo ao cultivo do maroleiro, a fim de resgatar o plantio e coleta no cerrado, contribuindo, assim, com a preservação do meio-ambiente.















Foi uma final de semana pra lá de saboroso e também neste mesmo final de semana acontecia uma das etapas do Festival Nacional da Canção, festival este que nasceu na nossa querida cidade natal: Boa Esperança/MG. 
E assim os Estradeiros aumentam a quilometragem percorrida descobrindo todas as riquezas culturais dos municípios mineiros, suas festas, tradições e peculiaridades, ampliando o círculo de amizades e vivendo esse jeito estradeiro de ser.






Nenhum comentário:

Postar um comentário