sábado, 5 de agosto de 2017

Estradeiros na cidade mais fria de Minas Gerais: Maria da Fé




Todo mundo pensa que inverno e motociclismo não combinam. Mas para os Estradeiros da Serra não é bem assim. No inverno o céu limpo e azul e a ausência de chuva possibilitam ótimas viagens.
O inverno nem havia começado no início de junho e as temperaturas já haviam despencado. Procurando um destino pra pegar a estrada encontramos o Moto Rock Maria da Fé.
Como é de conhecimento geral a cidade de Maria da Fé, localizada na Serra da Mantiqueira, à 1258 m de altitude costuma registrar as menores temperaturas do estado de Minas Gerais.
E lá fomos nós, dia 3 de junho, de manhãnzinha rumo a Maria da Fé. Estradas boas, céu límpido, no nosso ritmo logo percorremos pouco mais de 230 km e chegamos tranquilamente ao destino.


Primeira parada para um café - Varginha

A cidadezinha é pequena, simples mas me pareceu aconchegante. Nos dirigimos à pousada, um pouco afastada, porém muito charmosa. O evento acontecia na praça e logo nos dirigimos para lá para confraternizar e registrar os bons momentos. Estava animado com um contingente numeroso de motos e motociclistas, além de cidadãos marienses.












Descobrimos que o nome do município tem duas possíveis origens: a primeira homenagearia uma mulher empreendedora e enérgica, que dirigia a fazenda e seus negócios. A outra seria a de uma jovem bonita, vinda com uma das bandeiras que cruzaram aquelas paragens e que teria se casado com o cacique Jiquitibá, por ter ele concordado em desvendar o segredo das minas de ouro da região para exploradores. Como esposa do cacique, ela teria feito erigir um grande cruzeiro de madeira, símbolo de sua fé, convertendo a tribo à religião cristã. E também que é conhecida nacionalmente como Cidade das Oliveiras, já que a fazenda experimental de Maria da Fé da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é a única produtora de mudas de oliveira do Brasil, e que deu origem a duas variedades de oliveiras genuinamente brasileiras, resultadas de cruzamentos e anos de pesquisas da instituição: a JB e a Maria da Fé.








 À noite havia o tão esperado show do Elvis Presley cover, porém, temendo o frio congelante tão famoso de lá fomos mais cedo para a Pousada Valle das Águas, que diga – se de passagem me encantou. Nosso Chalé, na parte mais alta da Pousada, rodeado de muito verde era muito charmoso. Dormimos quentinhos e nem percebemos o frio. Na manhã seguinte tomamos um delicioso café, servido especialmente na varanda do chalé com uma variedade saborosa de alimentos e logo depois pegamos a estrada de volta pra casa. Foi uma viagem curta, porém como sempre uma aventura com sabor de quero mais.


2 comentários:

  1. Próximo destino... Maria da fé!
    Gente vocês são incríveis! Que inspiração!Por muita sorte encontrei o blog de vocês e estou apaixonada!
    Eu amo viajar de moto! Tenho paixão por tudo isso e Deus me deu um companheiro para todas as aventuras também!

    Já estou seguindo vocês em tudo!

    Parabéns pelo Blog! Voltarei sempre aqui ler os posts das aventuras do casal!

    Beijos

    http://coracaopinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Adoramos pegar a estrada e são tantas e boas aventuras que gostamos de compartilha - las, principalmente para os amantes de duas rodas. Visitamos seu blog e já estamos te seguindo. Quem sabe ainda nos encontramos por essas estradas? Já estamos em processo embrionário da próxima aventura. Pretendemos ir a Foz do Iguaçu passar o ano novo. Quem sabe nos encontramos por lá? Abraços dos Estradeiros da Serra.

      Excluir