sábado, 31 de janeiro de 2015

Motociclismo: uma paixão pra lá de centenária....

        No último dia 23, pegamos a estrada rumo a Cambuí - MG, uma linda cidade cujo nome é popularmente atribuído a uma árvore que já foi bastante abundante na região, a "Myrciaria tenella". Cambuí é a terra do morango, do virado de banana (receita tombada pelo patrimônio Histórico e Cultural como prato típico da cidade), possui muitos atrativos turísticos  nos seus arredores como cachoeiras, Morro do Cruzeiro, Alambique Artesanal e ótimos restaurantes, pizzarias e cafés.
         Porém o que nos levou a Cambuí foi um almoço beneficente e Encontro de Motociclistas, evento que sempre participamos durante o ano, em diferentes lugares. Daí surgiu a dúvida: quando foi o inicio desses eventos? Como surgiram os moto clubes? Esta seria uma próxima matéria de nosso blog!!!
         Realizamos então uma pequena pesquisa e descobrimos uma história interessante.
      A primeira motocicleta foi construída por volta de 1868 e desde os primórdios, ela já despertava o instinto de liberdade naqueles poucos que ousavam desafiá-la.  Não demorou muito para que esses primeiros motociclistas percebessem as vantagens de viajar em grupo e Já na primeira década do século XX organizavam corridas de motos o que consequentemente aumentaria o interesse por esse meio de transporte.


Réplica da primeira motocicleta que se tem notícia


         A história do motociclismo de estrada esta diretamente associada à história dos moto clubes. Tudo começou ao final da Segunda Guerra onde ex-militares e pilotos no pós-guerra, sem  conseguir se readaptar à vida da sociedade normal,  teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina e aos poucos foram se reunindo e encontraram na motocicleta o meio para satisfazer seu novo estilo de vida ideal. Assim, formaram  diversos grupos como Pissed de Bastardos, 13 Rebels e os Yellow Jackets, esses da Califórnia. Desde já usavam identificação do grupo e mais tarde foram desenvolvendo os escudos (brasões) que passaram a defender e adaptavam as regras da hierarquia militar em uma irmandade como numa  associação.
            No Brasil a primeira associação fundada em 1927 foi o Moto Club do Brasil sediado na Rua Ceará do Estado do Rio de Janeiro, alguns anos depois, mais precisamente em 1932 surgiu o Motoclub de Campos. 
        A partir do movimento desses ex militares uma organização foi instituída: a AMA - American Motorcyclist Association, com objetivo de manter estes novos motociclistas, organizando competições, viagens e gincanas com um entusiasmo renovado.                  Foram vários eventos, e um em especial, ocorrido em Hollister - Califórnia, com alguns incidentes e apoiado pela imprensa sensacionalista deturparam o objetivo e a imagem do motociclista, como baderneiros, beberrões e arruaceiros. Alguns filmes de Hollywood projetaram ainda mais essa imagem, como por exemplo  "The Wild One", 1953 ( Os Selvagens), com Marlon Brando. Tais produções serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem moto clubes e constituírem verdadeiras gangues, o que fez da década de 50, uma página negra na história do motociclismo. Nasce nesta época também a rivalidade entre alguns clubes e o senso de território. As motos eram em sua grande maioria Harley's e passaram a ser despojadas de tudo que não fosse essencial - velocímetro, lanternas, espelhos e banco de carona - com isso ficavam mais leves e ágeis nas disputas. Esse estilo de moto ficou conhecido como Bobber, que mais tarde deu origem as chopper, que eram motos modificadas para viagens - com frente alongada e banco com encosto.

          Mais tarde, já na década de 60 as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Presley com "Roustabout" (1964) e Steve McQueen com "A Grande Fuga" (1963), alavancaram uma série de filmes sobre o tema que chegou ao seu auge com "Easy Riders" (1969) que Conta a história de dois motociclistas,  Wyatt ( Peter Fonda) e Billy ( Dennis Hopper) que viajam através do sul e sudoeste  dos EUA, com o objetivo de alcançar a liberdade pessoal. Tem no seu elenco também Jack Nicholson que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante.


Steve MacQueen em Fugindo do Inferno

Personagens de Easy Riders - Sem Destino
 


 













    Finalmente vislumbra-se uma mudança na imagem do motociclista com o início da sua fase romântica,  que perdurou até o final da década de 70. Este período fixou o motociclista como ícone de liberdade. Nesta década, mais precisamente em 1969, nasce no Rio de Janeiro, o primeiro moto clube Brasileiro que seguia a nova estrutura de hierarquia e irmandade dos Moto-clubes internacionais. Estes movimentos revitalizaram a reputação do motociclista e foram responsáveis por atrair motociclistas cujo único desejo era projetar a imagem de diversão saudável, contribuição à comunidade e a liberdade.
      Neste período, no Brasil, O Vigilante Rodoviário - Série produzida pela TV Tupi entre 61 e 62 - alimentava a imaginação aventureira de jovens e adultos. A partir do final da década de 60 iniciou-se o movimento de moto-clubes dentro destas novas normas de conduta e irmandade. Daí pra frente vivenciamos então a fase romântica de encontros onde o único prazer era viajar para estar com os amigos ao pé de uma fogueira falando sobre motos viagens e sabe-se o que mais.....


O Vigilante Rodoviário - 1961


     E assim nos anos posteriores foram se tornando cada vez mais frequentes os eventos motociclísticos, em diferentes lugares e centenas de moto clubes e moto grupos foram criados. São vários os sites que divulgam tais eventos. Muitos ainda mantêm a tradição, outros tornaram - se extremamente comerciais. Ainda encontramos, mesmo que em número reduzido "arruaceiros" e "aceleradores inconvenientes", mas nada que diminua a essência do evento. Muitos moto clubes destinam as rendas dos eventos a entidades filantrópicas de suas localidades.
   O importante é que o espírito motociclístico ainda sobrevive no pensamento e na atitude daqueles que compreendem e respeitam seus valores e sua essência.


Moto clube organizador do evento

Evento em Cambuí

Despedindo do Evento em Cambuí


Fontes:
http://www.rotaxmotoclube.com.br/como_comecaram_os_moto_clubes__m.htm

www.tricustom.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto_clube

Sites de eventos motociclísticos:

http://www.mototour.com.br/

http://www.jacaremoto.com.br/agenda/

http://www.moto.com.br/viagens/capa.html




  



Nenhum comentário:

Postar um comentário