quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Réveillon em Diamantina e Região - Parte 1

Definidos data e destino, saímos nós, na manhã de 29/12/2014 rumo a Diamantina. Tínhamos pela frente 535 km, a serem percorridos em 2 dias. Planejamos fazer a primeira parada em Martinho Campos, o que seria relativamente a metade do caminho,  no entanto a viagem  estava tão gostosa, que resolvemos seguir a diante e paramos em Pompéu.
Martinho Campos - MG

Pompéu - MG

Pompéu é uma cidade curiosa por ser muito plana, há um contingente de bicicletas elétricas e motos de pequeno porte, e principalmente pilotadas por mulheres, ao menos foi o que vimos nas andanças pela cidade,  na tarde de 29/12/2014. Na manhã seguinte após o café no Hotel Chaves, muito bom diga - se de passagem, seguimos para Diamantina, com parada rápida em Curvelo.

Saindo de Pompéu


Parada em Curvelo - Posto Denise I

A viagem foi super tranquila, estrada com pouco movimento, uma boa parte bem conservada, muitas retas contínuas cercadas de canaviais num trecho e eucaliptos em outros. Chegando nos limites de Diamantina algumas curvas significativas e uma paisagem de pedras e vegetação rasteira com árvores tortas e espaçadas, a famosa caatinga arbórea.
Trecho próximo a Diamantina

Enfim chegamos em Diamantina por volta do meio - dia. Com sorte um motociclista, Douglas, proprietário do Hotel e Restaurante Jequitinhonha, vendo que estávamos pedindo informações e vendo a placa da moto, gentilmente nos levou até a Pousada Capistrana. Depois nos explicou que conhecia nossa cidade, pois seu moto - clube fora criado em nossa cidade numa viagem que fez com seus companheiros. A pousada Capistrana está localizada no Centro Histórico e comercial de Diamantina. É sem dúvida o melhor ponto para quem deseja uma hospedagem tranquila e de fácil acesso à todos os pontos turísticos e eventos da cidade. As ruas de pedra dificultaram muito nosso percurso, porém moto guardada no estacionamento, um pequeno descanso e lá já estávamos nós fazendo o reconhecimento das ruas de Diamantina e seus acervos.

Pelas Ruas de Diamantina...

Foram 3 dias andando pelas ruas e becos de Diamantina, conhecendo a Casa de Juscelino, a Casa da Gloria, o Museu do Diamante, a casa da Xica da Silva e várias igrejas. Uma das Igrejas, a de Nossa Senhora do Carmo,  tem sua torre na parte posterior. Curiosamente,  há duas versões para o fato da torre ter sido construída na parte de trás da igreja: esta alteração permitiria que Chica da Silva frequentasse as missas, já que imperava uma lei que proibia os negros de irem "além das torres", ou a mudança teria sido um pedido da própria Chica, para o Contratador, seu marido, que não queria que o barulho dos sinos chegasse até sua casa.  Foi na Agência Minha Gerais que tiramos nosso Passaporte Estrada Real. Passamos a virada no Mercado Velho, ponto turístico que antes fora um rancho de tropeiros, hoje abriga o Mercado Municipal, com feira de alimentos e artesanato no final de semana, um centro cultural. Houve a queima de fogos no cruzeiro e bandas.

Recebendo os Passaportes Estrada Real

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Casa de Juscelino, hoje Museu



Consultório médico do Dr. Juscelino

Virada Real no Mercado Velho


Museu de Diamantes

Na próxima postagem conto mais....






Nenhum comentário:

Postar um comentário