sábado, 10 de janeiro de 2015

Sugestão para as férias: INHOTIM, cultura, lazer e arquitetura paisagística.


        Estamos no período das férias. Muitas pessoas planejando viagens e outras buscando destinos. Para quem o procura uma sugestão interessante é conhecer INHOTIM, um Instituto que abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina . Está localizado em Brumadinho (Minas Gerais), uma cidade com 30 mil habitantes, a apenas 60 km de Belo Horizonte. Além do acervo artístico é um Jardim Botânico que apresenta um trabalho paisagístico com Palmáceas  oriundas de várias partes do mundo entre outras espécies arbóreas. Como curiosidade única,  o Instituto é o único lugar da América Latina que possui um exemplar da flor-cadáver, uma espécie nativa da Ásia conhecida como sendo a maior flor do mundo, que floresce apenas uma vez no ano, com um cheiro nada agradável que faz jus ao nome.
  Tivemos o privilégio de conhecer este lugar formidável em uma viagem motociclística realizada em 2013. Mas vale a dica vá com tempo, pois precisa - se no mínimo de 3 dias para conhecer todos os espaços, e exposições do parque, pois a área de visitação do Inhotim tem 96,87 ha e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água. O jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo - marca atingida em 2011  - e está cercado por mata nativa , com trinta por cento de todo o acervo em exposição para o público (cerca de 102 hectares em 2011).
         O parque fica a 4 km de Brumadinho que oferece boas opções de hospedagem.  Dentro do Parque há lanchonetes e sofisticados restaurantes.  Para ir  nos lugares mais distantes há carrinhos elétricos que fazem o transporte. As visitações podem ser agendadas até para grupos escolares. Deixo o link para vocês conferirem. Bom passeio!











Nenhum comentário:

Postar um comentário