segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Petrópolis, um destino elegante e imperial!!!!!

Em  julho de 2013, Antônio Carlos e eu resolvemos conhecer a "cidade de Pedro", ou seja Petrópolis, também  conhecida como Cidade Imperial, por ser a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Cidade histórica e turística. Traçamos a rota e como seriam quase 450 km, dividimos o percurso: iríamos de Boa Esperança até Santos Dumont ( 280 km), onde faríamos a parada de um dia para conhecê - la e pernoitar e depois seguiríamos para Petrópolis (165 km). Malas prontas, tudo definido, pegamos a estrada. A moto era a Shadow 750, com a qual rodamos muito.
   Seguimos fazendo pequenas paradas ao longo do caminho até chegar em Santos Dumont, terra que recebeu esse nome em homenagem ao seu filho mais ilustre: o inventor Alberto Santos Dumont. A fazenda onde nasceu, a "Casa de Cabangu" (http://www.museusantosdumont.org.br/site/), localizada a 16 km da cidade, é hoje um museu com alguns objetos pessoais, uma réplica do 14 Bis, avião por ele construído em meados de 1906, entre outros atrativos. No Museu também estão depositadas  as cinzas da primeira piloto mulher da aviação brasileira, Anésia Pinheiro Machado.
     Percebemos que o turismo nessa região,  que também faz parte do "Caminho Novo da Estrada Real" (que fazia ligação entre a sede da Capitania, situada no Rio de Janeiro, e a região aurífera das Minas de Cataguases) é muito pouco explorado. Nesta época a cidade possuía apenas 2 hotéis. Mas vale ressaltar aqui um delicioso cappuccino e pães de queijo que comemos e boa prosa que encontramos numa pequena lanchonete e sorveteria  "Patropi" e um jantar maravilhoso no restaurante "Umami", ambos imperdíveis....

Conversando com Santos Dumont,

Restaurante Umami

Um dos projetos de Santos Dumont,
 o chuveiro quente

Confesso que fiquei apaixonada por Santos Dumont. Eu desconhecia seus feitos. Há controvérsias se ele é mesmo o pai da aviação, se inventou ou trouxe idéias da Europa e desenvolveu aqui, mas seja como for ele foi, sem dúvida  um grande brasileiro. Dentre seus inventos estão o relógio de pulso, o hangar com portas de correr, um protótipo do ultraleve, o balão dirigível, o avião e o chuveiro quente. Sua casa em Petrópolis, "A Encantada" nos parece o protótipo de um "flat".
    No dia seguinte, seguimos a viagem rumo a Petrópolis. Chegando lá nos instalamos num hotel no distrito de Itaipava, a "Pousadinha de Itaipava" (http://www.pousadinhadeitaipava.com.br/), simples mas muito aconchegante. Esse distrito é comercial e gastronômico: muitos bares e restaurantes requintados, lojas, Choperias, etc. Com um friozinho de julho tomamos vinho, provamos queijos e fechamos a noite com caldos.
     Ao raiar do dia fomos para o centro histórico de Petrópolis... Haja pernas para conhecer tantos pontos turísticos, prédios históricos e reviver a história de um Brasil império. Não conseguimos ir a todos mas fomos aos principais: a Catedral de São Pedro de Alcântara; o Museu e casa de Santos Dumont, A Encantada; o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel; o Obelisco, O teatro Municipal, o Relógio de Flores; a Praça 14 Bis; Palácio de Cristal; Palácio Quitandinha e muitos outros. Todos com sua história
     Deixamos por último  o melhor!!! Depois de conhecer casarões antigos, com mobiliários do Brasil Império, imaginar a vida naquela época, fomos parar na cervejaria Bhoemia,  fundada pelo alemão Henrique Kremer em 1853, se tornando a primeira cerveja pilsen a ser produzida no Brasil. Apelidada pela família real de “Ouro liquido” pelo seu sabor apurado, se tornou uma marca da cidade de Petrópolis. O espaço mostra aos visitantes de forma interativa e lúdica a história, ritos, mitos e curiosidades sobre todo o processo de fabricação da cerveja desde a antiguidade aos dias atuais e ao final do passeio podemos degustar o delicioso e único Chope Bhoemia, direto da fonte.
       Foi um passeio maravilhoso que deixou um gostinho de quero mais....

Fazendo reconhecimento em
Itaipava
Praça D. Pedro - Centro Histórico

Ao fundo o Obelisco
Casa da Princesa Isabel
Entrada para o  Palácio Imperial

Palácio Rio Negro

A Catedral São Pedro de Alcântara
onde estão os restos mortais de
D. Pedro

Museu "A Encantada"
Casa de Santos Dumont

Chope da Fonte
Conhecendo o Processo de fabricação
da Bhoemia
Um brinde à Viagem

"Petrópolis, cidade elegante onde o passado e o presente seguem entrelaçados, oferece cores, sabores, surpresas e satisfação. Na gastronomia, conceituadas confeitarias, bares e restaurantes; o charme das pousadas e hotéis; a diversidade nos pólos de compras e muito mais para ser descoberto, num convite às experiências memoráveis." In http://destinopetropolis.com.br/informacao/7012_petropolis-imperial

Como tudo que é bom dura pouco lá estávamos nós de volta. Como eram muitos km, novamente dividimos o caminho e onde fomos parar? Na deliciosa Tiradentes. Mas sobre a terra do alferes/mártir e de Tancredo Neves eu conto depois....